1675819COACHING DE SAÚDE E BEM ESTAR

Serve para aquele que costuma esperar pelo início de um novo ano para concretizar objetivos, como emagrecer ou deixar de fumar.

O Coaching pode ajudar, pois a falta de apoio, método ou motivação o impedem de realizar os seus planos, eu como Coach posso lhe ajudar a começar e a implementar o seu plano de saúde e bem-estar.

É habitual dizer-se que saúde é a ausência de doença ou não estar doente. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo somente na ausência de uma doença ou enfermidade”, logo entendemos que ter saúde é muito mais do que não estar doente.
A interdependência entre corpo e mente influencia o nosso estado de saúde.
A saúde física implica um perfeito bem-estar, capacidade de mobilidade, de agir e de tomar decisões.
A saúde que aparentemente revelamos está diretamente relacionada com o nosso estilo de vida prática de exercício, stress, sono, repouso, dieta alimentar, ambiente social, personalidade, relacionamentos, pensamentos, onde e como vivemos, trabalhamos ou o que fazemos. Ou seja, todo o meio ambiente que nos rodeia influencia direta ou indiretamente.
Afirmar que se está de boa saúde pode ser um conceito abstrato, ainda que a meta a atingir seja o equilíbrio que, no entanto, é feito de constantes e múltiplos desequilíbrios.
Algumas pessoas desejam mudar algo nas suas vidas. Coisas simples que podem fazer toda a diferença. Podem até serem desejos de eliminar hábitos menos saudáveis, como por exemplo, fumar, beber ou até perder uns quilos.
De um modo geral, qualquer ser humano deseja plenitude – estar bem em todas as vertentes da sua vida e sentir harmonia. Mas por vezes a falta de motivação, método, estratégia ou planejamento, acabam por fazer com que a pessoa desista e não chegue a atingir as metas propostas.
Existe uma nova forma de atingir esses resultados – o Coaching.

O Coaching de Saúde e Bem Estar  – Trabalho conjunto com Médicos de todas as áreas.

A ideia de uma vida equilibrada está em crescimento desde há alguns anos. Muito se fala agora de hábitos de vida saudáveis, exercício físico, alimentação biológica, ecologia, sustentabilidade e de tudo o que possa trazer saúde e qualidade de vida. De acordo com os princípios de equilíbrio entre corpo e natureza. Mudar comportamentos é um desafio mundial.
Muitos dos profissionais que trabalham na área do bem-estar estão embebidos na tradição médica, cuja forma de atuação mais visível, passa por diagnosticar, prescrever e tratar. Poucas são as situações em que existe uma responsabilização do paciente no sentido de mudar comportamentos.
Porém, existem profissionais que nem sempre abordam os pacientes na ótica médica. Estes gostam de educar. Acreditam que fornecer às pessoas a melhor informação acerca da sua saúde, fará a diferença. Sem dúvida que faz.
No entanto, não basta falar de mudanças de hábitos e de estilo de vida. Há que fazer algo mais. Que tal se aliarmos aos profissionais de saúde um Coach, que suporte o paciente na sua saúde e bem-estar total, inspirando-o e invocando o seu crescimento e desenvolvimento pessoal?
É aqui que entra o Coaching de saúde e bem-estar. Uma área emergente, nova para muitos, que continua a redefinir-se a si própria.
O Coach de saúde ajuda os pacientes a entender e a melhorar a sua saúde estimulando-os e motivando-os para a descoberta de soluções que melhorem a sua condição.
Nos EUA muitas seguradoras estão a contratar profissionais com formação em Coaching de Saúde para a promoção da saúde nos seus segurados, através da gestão de mudanças de hábitos, comportamentos e estilos de vida. E esta é uma tendência mundial, pois os gastos com a saúde são cada vez mais elevados.

Princípios do Coaching de Saúde e Bem-Estar

Os princípios básicos do coaching são transversais a qualquer tipo de coaching, seja ele de saúde, de executivos ou de negócio. A aplicação dos mesmos na perspectiva do coaching de saúde e bem estar, tem este formato:

  • O paciente é parte integrante do processo de cura – o indivíduo é visto e aceite como ele é. O Coach apenas aciona o processo de auto-motivação, numa base de confiança e proximidade.
  • Requer-se um envolvimento total do paciente, abrangendo todos os aspectos da sua vida: abordagem holística do indivíduo.
  • Acompanha-se o paciente na concretização dos seus objetivos – deixar de fumar, emagrecer, ganhar massa muscular, gerir melhor o stress, alterar hábitos, entre outros, definindo uma estratégia e plano de ação conjuntos, que não passa por dar “soluções” ou “receitas”. Isto requer um grande envolvimento e determinação, estando sempre de acordo com os objetivos e a agenda do paciente.
  • A relação de coaching é desejada, o que naturalmente promove também a possibilidade de um desenvolvimento pessoal, de crescimento e descoberta, onde se reforça a auto-reflexão, a auto-consciência, a auto-estima e a auto-cura.

Como Funciona o Coaching de Saúde e Bem Estar?

Como qualquer processo de coaching exige uma conscientização profunda de onde se está e para onde se quer ir. É determinante a autoavaliação por parte do paciente e a sua compreensão profunda dos mecanismos que originam fatores geradores de desequilíbrios. O Coach promove a reflexão interior do paciente nestes assuntos. Depois de analisados conjuntamente esses fatores definem-se os objetivos e focos. Delineiam-se estratégias, fornecem-se ferramentas, métodos para auxiliar a pessoa a atingir as metas desejadas. O Coach proporciona técnicas para uma melhor gestão do stress, alerta para a importância dos pensamentos e emoções e consciência o paciente para a importância que advém da manutenção de um estado de equilíbrio e vitalidade. Responsabiliza o indivíduo pelas suas decisões e orienta-o nas possíveis escolhas em relação a hábitos de vida saudáveis. Quando o cliente começa a experimentar e a desfrutar de uma boa saúde, celebra-se esse feito com muita alegria.


Benefícios do Coaching de Saúde

– Desenvolver a autoconsciência para uma vida saudável e equilibrada
– Avaliar comportamentos, ações e hábitos constantes e repetidos, que são geradores de doença
– Conscientizar para a possibilidade e necessidade de mudança de hábitos prejudiciais
– Identificar formas de pensar e agir que são prejudiciais para a saúde
– Colocar questões fundamentais que conduzam à reflexão acerca das várias componentes que afetam a vida e a saúde
– Desenvolver estratégias para melhorar a influência do ambiente familiar e social
– Desenvolver a autoconfiança, auto-responsabilidade, autodisciplina e auto-eficácia
– Desenvolver competências
– Estimular a criatividade – Criar e fazer

– Concentrar e focalizar no que é verdadeiramente importante na vida

– Estabelecer objetivos e necessidades (deixar e fumar ou beber, emagrecer, engordar)

– Tomar decisões e agir

– Estimular o envolvimento do indivíduo em todo o processo terapêutico

– Dedicar ao compromisso de atingir objetivos e metas

– Acompanhar e dar assistência na escolha de soluções (alimentos, locais para compra de alimentos, ginásios, clínicas, hospitais e espaços de saúde e bem-estar)

– Motivar e incutir a ideia de que o esforço compensa

– Ajudar a superar obstáculos ao longo da implementação do plano de saúde

– Clarificar – diferenciar o presente, das direções a tomar em relação ao futuro (a possibilidade de mudança)

– Direcionar – Ver as possibilidades, encontrar o melhor caminho e buscar alternativas

– Identificar determinadas crenças e valores que podem influenciar o resultado final
– Ser responsável pelo próprio destino e assumir o controlo da vida e da saúde

Vantagens do Coaching de Saúde Natural

1892337Um dos obstáculos ao desenvolvimento de um plano de saúde natural são os custos inerentes aos tratamentos. No entanto, se analisarmos a relação custo-benefício (qualidade, benefício das terapêuticas e a não existência de efeitos iatrogênicos), verificamos que se revela muito superior relativamente ao uso de terapêuticas farmacológicas.

O Coach pode ajudar o paciente a verificar este fato e contribuir para uma maior conscientização das vantagens inerentes às terapêuticas não convencionais. Pode também contribuir para que o paciente ponha em prática o seu plano terapêutico, através do recurso a técnicas variadas, com o objetivo de atingir o estado de saúde adequado à sua condição.

A cooperação do Coaching, como complemento às consultas de Naturopatia, Homeopatia e Osteopatia, no sentido de promover o envolvimento do paciente (e por vezes da família) pode contribuir para atingir os objetivos nas áreas da saúde que pretende melhorar.

Todos os profissionais de saúde deveriam ter o papel de Coaches, sendo verdadeiros agentes para a promoção da saúde, não se centrando apenas na doença e no tratamento dos sintomas, mas no objetivo da manutenção de um nível elevado de qualidade de vida e bem-estar do paciente, através de medidas preventivas.
Educar para a saúde deve ser por isso, o propósito de qualquer agente de saúde. E essa educação deve começar pelas crianças, nas escolas, para que se comece desde muito cedo a incutir valores e hábitos de vida para a saúde e bem-estar, no sentido de atingirmos nas gerações vindouras, níveis aceitáveis de saúde e qualidade de vida.